Descobrindo o Amazonas

O El Dorado é aqui

Rio Preto da Eva

O município de Rio Preto da Eva está localizado a pouco mais de 50 km ao norte de Manaus. Apesar da proximidade geográfica e do fácil acesso a partir da capital, a cidade nunca havia realmente se destacado no cenário turístico do estado.

Existem alguns pontos de interesse no município, como o Balneário Público que fica logo na entrada da cidade e que chama atenção com seus guarda-sóis coloridos dispostos ao longo da faixa de areia.

Há também alguns “monumentos históricos”. O principal é o Mirante Pastor Severo Câmara, situado numa pequena colina e onde foi erguida uma estátua em tamanho menor do Cristo Redentor. Também situada em terreno elevado, a Igreja do Cavaco é uma curiosa construção em madeira concebida pelo renomado arquiteto carioca Severiano Mário Porto.

Todas as atrações citadas acima tem o seu valor, claro, porém dificilmente fariam valer a pena uma viagem até município. Mas eis então que a cidade começa a despontar como a capital de um esporte que cada vez ganha mais adeptos no Amazonas: o caiaque.

Capital do Caiaque

O município possui o nome que tem pois o Rio Preto da Eva atravessa a cidade. E é justamente este rio que se transformou no cenário ideal para a prática do caiaque.

De águas claras e com baixa profundidade (na época da seca), o Rio Preto da Eva corta a floresta e forma um verdadeiro túnel verde que, sob a sombra das árvores, protege os esportistas do sol intenso da região. Com inúmeras curvas que exigem atenção, o rio ainda supreende com o surgimento de diversos bancos de areia branca que servem como a parada ideal para um descanso.

O percurso tradicional dura cerca de 12 km e cruza trechos de floresta virgem, passando também pelos fundos de vários sítios e propriedades rurais e terminando justamente no balneário público da cidade. Para os mais aventureiros, há a opção de realizar o circuito do baixo Rio Preto da Eva, que inicia no balneário público e continua em direção a um trecho de mata fechada e praticamente inabitada, onde existem algumas pequenas cachoeiras.

Dessa forma, Rio Preto da Eva, que até alguns anos atrás não atraía a atenção de quase nenhum visitante, caminha agora para se tornar um destino obrigatório para qualquer turista que visita o Amazonas, já que oferece uma experiência única de aventura na selva.

Resumindo...

Distância de Manaus: 57 km, em linha reta.

Como chegar (duração / custo de ida):

  • Ônibus (1:30h / 12 reais)
  • Com carro próprio, seguindo pela rodovia AM-010

Não deixe de ver/fazer:

  • Balneário Público
  • Mirante Pastor Severo Câmara
  • Igreja do Cavaco
  • Circuito de caiaque pelo Rio Preto da Eva

- O principal circuito de caiaque da cidade possui cerca de 12 km e geralmente é percorrido ao longo de três horas, com paradas para descanso e lanche. Apesar da longa duração ele é recomendável para pessoas de qualquer idade, inclusive iniciantes no esporte, já que a remada a favor da correnteza reduz bastante o esforço. Além disso, o rio também possui baixa profundidade ao longo de quase todo o caminho, aliviando as eventuais quedas que você vai ter durante o trajeto.

-  Há dois grupos principais que organizam as descidas de caiaque na cidade. O mais tradicional é o WR Locações EAK, que há mais de cinco anos atua no ramo. Em 2014, um novo grupo também passou a oferecer a atividade: a Kayak Adventure. Em ambos os casos os preços variam de 120 a 150 reais por pessoa, incluindo lanches leves (frutas, sanduíches, etc) e bebidas (água, sucos, etc). O transporte até Rio Preto da Eva não está incluso.

- A melhor época para realizar a descida de caiaque é de setembro até janeiro, quando o nível das águas do rio está mais baixo. 

- Evite visitar a cidade aos domingos, pois a mesma fica extremamente lotada.  

Para ver fotos de Rio Preto da Eva, clique aqui.

Contatos

Rodoviária de Manaus:

  • Telefone: (92) 3642 5757 (Aruanã Transportes)

Grupos de caiaque: